top of page

Zikir

lembrança essa que conta história de outros povos.

Formado por um Trio de pesquisadores e estudiosos da música oriental (Mario Aphonso III, Ian Nain e Francisco Lobo), o Zikir Trio propõem uma nova e diferente abordagem musical buscando um caminho pela rota multicultural que atravessa o oriente e o ocidente desde a antiguidade enraizada pelas trocas musicais entre os povos do mundo oriental.

Através das melodias e canções apresentam outros sabores na utilização das escalas orientais (Makams) dentro de uma estrutura rítmica sólida e refinada valorizando a pesquisa, a tradição e a fusão.

Conta com um amplo repertório que engloba a música étnica, oriental, mediterrânea e fusões a partir dos instrumentos tradicionais de diversas regiões que possibilitam uma variada gama de combinações: Ney, Nay (flautas tradicionais orientais - Egito, Turquia, Síria), Kaval (Turquia/Macedônia), Duduk (Armênia), Bansuri (Índia), Clarinet e Turkish clarinet,  Sipsi e Mey (Flautas tradicionais da Turquia), instrumentos de cordas, como o Oud (Lute oriental), Chümbüş (Banjo Fretless turco), Baglama (instrumento tradicional da Anatólia e Turquia) e Kemençe (rabeca do mar negro) Frame drums (tambores orientais), Riqq (pandeiro oriental) Bendir (Marrocos), Daff (Irã), Tar (Afeganistão), Gatan (vaso indiano) e Derbak (Turquia/Árabe) criando uma textura musical única e rica em timbres, ritmos e melodias proporcionando ao público uma viagem musical.

A música se torna a poesia do movimento através da dança. Os movimentos traduzem a música ilustrando a paisagem sonora e enriquecendo essa viagem musical.  Nessa interação entre música e dança, convida o público para uma grande festa criando um clima de leveza e sutileza poética.

O grupo já se apresentou em diversas unidades dos SESCs dentro e fora de São Paulo, Casas de Cultura, eventos privados, além de promover cursos e palestras difundindo e compartilhando a pesquisa.

Participou de gravações de programas e algumas participações em discos de outros grupos musicais.

De agosto de 2015 a setembro de 2016, o show “Zikir Trio Rota da Seda” esteve em cartaz todos os sábados no Tanger Restaurante (Vila Madalena – São Paulo/SP) com repertórios diferenciados a cada show. 

Em novembro de 2016 participou do Circuito Cultural Paulista na Linha Amarela do Metrô. Em agosto de 2017 realizou o concerto Rota da Seda, com músicos convidados no Museu da Casa Brasileira (São Paulo/SP), reunindo mais de 800 pessoas.

De agosto a dezembro de 2017 realizou o “Curso de Musicalidade para a Dança” no Instituto Caleidos (São Paulo/SP).

Em 2017 participaram do programa Músicas que Elevam (Boa Vontade TV).

Em 2018 participaram ao vivo do programa Fique Ligado da Tv Brasil.

trio-26-Edit.jpg
  • Facebook
bottom of page