Ian Nain
Começou seus estudos de Música aos cinco anos de idade, fortemente influenciado por um meio familiar de arte, dança e música. Desde a infância, se interessou profundamente pela sonoridade oriental e linguagem da música árabe, persa e Indiana.
Estudou Guitarra e violão de aço com Kiko Moura, focando seu estudo no Jazz e na música instrumental Brasileira e paralelamente, explorando a sonoridade oriental.
Aos 13 anos começou seus estudos de Bansuri (Flauta anciental Indiana), Nay (Flauta tradicional árabe) e Ney (Flauta tradicional Turca) com Mário Aphonso III seu pai e mentor. Começou a pesquisar profundamente os ritmos orientais e o Maqamat (ciclo de escalas orientais), sua linguagem e ornamentos, e a estudar o Saz (instrumento tradicional da Turquia) o Oud (Lute árabe) e Cümbüş (Instrumento típico turco cigano).
Em parceria com Mário Aphonso III e seu irmão Francisco Lobo, ajudou a fundar O Coletivo Tarab, sendo coordenador dos grupos de estudo de música oriental, além de catalogar e pesquisar o Maqamat e filosofia de ensino oriental.
Atualmente gravou como convidado e ajudou a produzir o cd “Primeiras Viagens” do Grupo Mutrib, com quem participou e tocou em festivais de música e shows, além de atuar em projetos de música oriental nascidos no Coletivo Tarab, como o Trio Zikir, Yaqin Ensemble e Orkestra Bandida e TarabJazz. Participou recentemente da Gravação da Trilha Sonora da Novela “Jóia Rara”, e da Trilha de documentários do cunho espiritual e filosóficos. Participou do Festival de Danças e Músicas do Mundo no SESC Pompéia e lança em 2015 os cds Yaqin Ensemble e Orkestra Bandida, além de gravar o especial Sesc Brasil com o Mutrib e colaborar como sideman no disco Ala Mar da cantora Fortuna, com quem também gravou um especial na TV Cultura.